Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013



Quadrinho é Arte!

Por: Danilo Vieira

  Estava pensando com meus botões que , apesar de na maioria das vezes acharmos  artístico o trabalho de certos cartunistas,  poucos de nos consideramos realmente como obras de arte! A mídia é  uma das primeiras responsáveis  por julgar o trabalho  do cartunista como mera ilustração.

  No entanto Existe um cara que quebra todo esse pré-conceito e mostra não só pra inglês ver, mas pra todos, que” Quadrinho é arte”!

  Roy Fox Linchestein  Foi um artista plástico , nova iorquino , que se identificava profundamente com a Pop Art . Nasceu em  1923 e veio a falecer em 97 deixando um acervo de obras muito originais. Ele foi o mestre do esteriótipo , e o mais sofisticado de todos os grandes artistas pop.
No seu trabalho procurou valorizar os clichês das historias em quadrinhos.
Lançou mão da critica a cultura de massa e aproveitou-se do cenário consumista promovido pelos veículos de publicidade  que permeava sua época. Na obra de Roy linchestein não tinha apenas talento artístico , mas havia um requinte de movimento de protesto também.

  Os seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno.



  Roy usava uma técnica sofisticada para dar um impacto visual as suas telas a base de óleo e tinta acrílica. Esta técnica pontilhista é conhecida como  Pontos Bem day . Em que consiste? -Dependendo do efeito que se quer, usando o colorido e ilusões de ótica , pontos pequenos são desenhados nesse processo em espaçamentos curtos ou longos, ou mesmo sobrepostos, dando realce as cores e um efeito realista as imagens.

  Além das telas suas esculturas também ficaram famosas, inclusive  até hoje se pode ver o trabalho desse cara no centro de Barcelona.

  Roy Linchestein sem duvida prova que dos quadrinhos surgiu sua arte e justamente por representar sua obra pelos quadrinhos é que ele se consagrou como um Mestre da arte Pop. 

Vale dar uma consultada em seu site oficial:
Este site contem sua obra, sua historia biográfica e muitas outras coisas interessantes sobre a fundação Roy linchestein!


Gostou dessa matéria??? Curta ! Compartilhe! Deixe seu comentário... Só não saia sem deixar sua moeda na caixinha. Ok rs Abraços para todos quadrinistas, artistas e fãs!

2 comentários:

  1. que interessante essa é nova não sabia que ele usava pinturas de quadros de verdade em seus quadrinhos show de bola esse post

    ResponderExcluir
  2. Na verdade era o contrario Brunão rs mas ta valendo!

    ResponderExcluir