Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


 A origem de Garfield

Por: Bruno oliveira

Fala pessoal, hoje trago pra vocês um pouco da historia desse Gatinho que virou celebridade só por que odiava segundas feiras e adorava lasanhas rsrs!

Bom tudo começou Nos anos 70, quando o escritor Jim Davis escrevia uma tirinha, Gnorm Gnat, que não tinha boa recepção pelo publico. Um editor disse que "a arte era decente, as piadas eram boas", mas não dava para o público se identificar com um inseto. Davis então resolve fazer uma tirinha com um gato. O motivo para escolher o animal foi à falta de tirinhas estreladas por gatos, e também ter um personagem que pudesse criar merchandising.

vejam só como era o Garfield quando estreou em 19 de Junho de 1978. Tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos. Já mostrava sarcasmo na sua primeira tira:
 
Rapaz, mas como mudou em rs!
No 10º aniversário, Davis resolveu fazer  uma tirinha especial, na qual Jon mostra num "álbum de fotos" com quadrinhos antigos. Ele diz que Garfield não mudou nada nos 10 anos, e a resposta do gato é a mesma do original ("Comida"). (por isso eu sou fã desse gato justamente por seu sarcasmo ser hilário)
 Na tira Davis ironiza pessoas que transformam os animais de estimação nos "donos da casa". Também mostra um gato atuando como homem (inclusive, andando em 2 patas) e enfrentando problemas humanos (dieta, tédio, aversão às segundas-feiras etc.).
Por causa disso Em 1980, Jim Davis redesenhou Garfield, com olhos ovais e barriga menor, dando como justificativa uma dieta forçada.
(ai sim hein rsrs já era o Garfield que eu conheço rs !)

Foi então Em 1981, Davis criou a Paws, Inc., a empresa responsável pelos direitos da tirinha e os produtos licenciados. A empresa fica na cidade natal de Davis,

Muncie, Indiana. A Paws também possui a equipe de artistas que desenha a tirinha, que é apenas escrita por Davis atualmente.

Garfield ficou tão conhecido que seu sucesso disparou e em 1982, Garfield estrelou um especial de TV chamado Aí vem Garfield. Outros onze especiais foram feitos até 
1991; confiram um trecho do vídeo e um deles.



 Uma série animada, Garfield e Seus Amigos, foi produzida entre 
1988 e 1995. Exibido pelo canal Cartoon Network O gato fora dublado no Brasil por Carlos Marques. (tenho de admitir que foi aqui que tive uma das melhores épocas  da minha infância, que saudade!! Eu sei que estou sendo nostálgico, mas gente não me batam rsrsrs )

Confiram a abertura do programa
obs: Nolstagia em 3....2 ...1 rsrsrs!!!



A fazenda do Orsom era demais
não parou por ai em 7 de Junho de 1999, a tirinha tornou-se colorida incrementando o quadro gato rs !(foi por isso que passei a comprar jornal uahuhauah brincadeira !!!)

Davis então decidiu expandir mais o sucesso do gato. Foi então que Em 
2004, foi lançado Garfield, o Filme, que usou um Garfield criado por computação gráfica e dublado por Bill Murray (a versão brasileira é dublada pelo ator Antônio Calloni).

Um segundo longa-metragem, Garfield 2, foi lançado em 2006
 e dai foi só sequencia rs !
Em 2007 foi lançado em DVD um filme chamado Garfield Cai na Real (
Garfield Gets Real) em desenho de computação gráfica, baseado nos quadrinhos. Dessa vez, o dublador foi Marco Antônio Abreu.

já em 
2008 foi lançado outro filme, que o título original é Garfield Fun Fest, que também foi em computação gráfica. Foi lançado nos cinemas em alguns países (como no Brasil, com o título A Festa do Garfield).
até filme virou a tirinha né que disparo rs !

Davis resolveu tentar reavivar o sucesso da antiga serie animada na memoria de seus fãs foi então que em 
2009, foi lançada uma segunda série animada, “O Show do Garfield”, também exibida pelo canal “Cartoon Network”, desta vez em computação gráfica, e um 3º filme, chamado “Garfield Pet Force”.
Em minha opinião infelizmente Davis não foi tão bem sucedido, pois Garfield não era mais o mesmo nesta serie animada ele perdeu a sua característica mais importante o seu sacarmos inteligente, mas é uma opinião minha rs !!!

Atualmente as tirinhas do Garfield em termos de animação são muito diferentes do que eram antigamente, mas uma coisa  nunca muda, possuem o mesmo tom de sarcasmo e indiferença igual ao da primeira criada.


(sempre rirei com esse Gato ao ler o meu jornal uahuahauha)       

Bom pessoal espero que tenham gostado do meu post. Qualquer sugestão, critica ou comentário fiquem a vontade para dividir conosco.
 Abraço Galera!!!                      

Gostou do artigo???? Dá um curti, compartilhe,  deixe seu comentario  !!   

Créditos ao Wikipedia e ao Youtube

4 comentários:

  1. Chorei mais nesse video do " Ai vem Garfield" do que chorei vendo "Titanic" rrsrs que lindo rs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Muitas coisas que eu não sabia sobre esse simpatico gatinho que certamente fez parte de minha infância e de muitas outras crianças, e que hoje não são mais tão crianças assim...Mandou muito bem!

    ResponderExcluir
  3. Adoro o Garfield! Confesso que ja sabia um pouco da historia do gatinho, mas nunca tinha visto esse primeiro video! Que triste! Mas, boa a postagem!
    Curiosa a historia.
    Muito bom, Danilo! Continue a postar em nome dos internautas curiosos por tirinhas!
    Abç!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz acho que nunca fiquei tão emocionado em ler algo sobre esse gato que eu gosto muito muito bom o posto esse blog ta me surpreendendo mais a cada dia continuem assim !!!

    ResponderExcluir